A população de gatos cresce dia após dia. Porém, nem todos aqueles que nascem conseguem ter um dono ou um bom lar. São os chamados gatos de rua. E você sabe qual o destino desses pobres animais? Maus-tratos, tortura e, muitas vezes, o sacrifício. Não há lugar para abrigar tantos gatos. Assim, a eliminação desses animais é escolhida como solução... Não seria mais humano e racional evitar o nascimento?
Campanhas tem sido feitas em várias cidades, com o apoio das prefeituras. Essa é uma ideia que deve ser propagada, pois somente assim evitaremos a morte de centenas de animais. O intuito é orientar as pessoas que permitem que seus gatos acasalem indiscriminadamente, a castrarem os seus bichos.
Claro que isso não se aplica a proprietários conscientes, que se preocupam com o destino da ninhada. Mas, infelizmente, nem sempre é assim... Ninhadas são abandonadas no meio da rua e aqueles que sobreviverem irão gerar mais e mais animais que terão destino incerto. Muitos permitem que seus bichinhos andem soltos e não tem controle sobre os acasalamentos. E a história se repete: gestação indesejada, ninhada abandonada, mais gatos na rua.
Assim, para muitos casos a esterilização, principalmente das fêmeas, é a melhor solução.
Métodos de esterilização:
- ovário-histerectomia (retirada de útero e ovários)
- orquiectomia (retirada dos 2 testículos)
- Vasectomia (interrupção da passagem dos espermatozoides, o animal acasala mas não é fértil)
Fonte: Web Animal
Nenhum comentário:
Postar um comentário